ARQUIDIOCESE DA BEIRA BOLETIM DE 27-04-2019
Edição Especial
Caríssimos amigos e amigas,
Saudamos-vos na paz de Jesus ressuscitado. Na alegria deste tempo pascal caminhamos carregados de esperança, apesar de ainda estarem presentes em nossas mentes os estragos provocados pelo ciclone IDAI, certos de que ainda que o ciclone tenha deitado a baixo nossas casas ou arrancado os nossos telhados, não conseguiu arrancar o amor dos nossos corações. Agradecemos a todos vós caríssimos amigos porque a vossa ajuda e a vossa doação nos permite difundir gestos concretos de solidariedade que nos dão esperança e suscitam vida nova. Queremos com este boletim especial partilhar convosco a vivência da semana santa na nossa diocese e os passos que estão a ser dados nestes últimos dias.
Semana Santa: a celebração do domingo de ramos foi seguida do encontro dos jovens na Paróquia de Fátima. Neste encontro os jovens acompanharam o testemunho de 3 jovens que participaram na jornada mundial da juventude em Panamá e escutaram a catequese do Sr. Arcebispo sobre a nova exortação apostólica pós-sinodal CRISTO VIVE. Na homilia da missa crismal, o Sr. Recordou que os padres, a semelhança de Jesus, foram “ungido para os pobres”, de modo especial, dedicando-se ao cuidado daqueles que decorrente do ciclone se tornaram mais pobres. Na missa da ceia do Senhor, o Sr. Arcebispo aproveito o ensejo para lavar os pés dos pais de algumas famílias que foram afectadas pelo ciclone IDAI, demonstrando que o amor cristão é um amor que se faz serviço. A Paixão do Senhor foi antecedida pela reza de uma via-sacra especial, cujas reflexões foram baseadas nas várias situações (caminho da cruz) vividas pelas famílias atingidas pelo ciclone IDAI. A Missa da Vigília Pascal: celebrada igualmente em todas Paróquias, foi marcada pela celebração de baptismos, crismas e matrimónios.
Reconstrução: numa primeira fase serão privilegiadas as escolas, de modo que os estudantes não percam o ano escolar. Uma vez que são várias escolas atingidas, foram pedido orçamentos a várias empresas; neste momento está sendo feita a avaliação dos mesmos com a começar, a ideia é de reconstruir salas de aulas resilientes à calamidades naturais … porém, é de salientar a grande procura de material de construção (sobretudo chapas de cobertura), o que provoca a rotura do stock e a especulação dos preços. Até agora foram adquiridos andaimes, barrotes e algumas chapas. Na próxima semana iniciará a cobertura do refeitório do Seminário Bom Pastor. Enquanto se espera pela aquisição de chapas, alguns voluntários italianos estão a preparar o telhado do paço episcopal.
ARQUIDIOCESE DA BEIRA BOLETIM DE 27-04-2019
Edição Especial.
Ajuda às famílias: para além da distribuição de kits alimentares, estamos neste preciso momento a distribuir igualmente às famílias mais afectadas kits de higiene, filtros de água e algumas tendas (a serem entregues às famílias que tiveram a casa completamente destruída). A montagem das tendas estará a cargo dos escuteiros católicos, que neste sábado foram capacitados por um profissional ligado a área.
Centro de acomodação de Nhamutunga: partilhamos convosco a vida quotidiana e a convivência no centro de acomodação de Nhamutunga, montado no terreno da Paróquia de S. Pedro Cláver. Trata-se de famílias provenientes de várias zonas: Pavoa, Matadouro, Mucassa, Chamba e até da zona da Munhava. Este centro foi instalado no terreno da Paróquia com vista a libertar as escolas (que até ao momento estavam a servir de centro de acomodação). Inicialmente o centro acolhia 150 pessoas, depois chegou a acolher 250 e actualmente acolhe 180 pessoas.
A convivência neste centro não está sendo fácil, dado que lá não há privacidade, há registo de roubos, e desentendimento entre os acolhidos. São várias organizações que intervêm na gestão do centro, entre elas a INGC (estatal), que se ocupa da organização do centro, a Organização Mundial de Imigração (IOM), que fornece os produtos de primeira necessidade, a
Cruz Vermelha da Espanha, que cuida da água, os Médicos sem fronteiras, que cuida da saúde, e outras associações que cuidam do aspecto educativo e animação das crianças. Para a Paróquia esta está a ser uma experiência interessante, de um lado, cerca de 15 fiéis da Paróquia trabalham no centro, e de outro, a Paróquia, abrindo-se a essas famílias, aperfeiçoa a sua dimensão caritativa.
Ciclone Kenneth (Cabo Delgado): a Província de Cabo Delgado foi atingida há dois dias pelo ciclone Kenneth. Soubemos de fontes fidedignas que Macomia e Ilha do Ibo foram as áreas mais atingidas. Em Ibo, por exemplo, 90% das casas ficaram destruídas. Há previsão de chuvas intensas, o que poderá provocar inundações. A nossa diocese se une em oração e manifesta a sua solidariedade e proximidade para com todas as famílias de Cabo Delgado.
“O nosso Redentor ressuscitou dentre os mortos. Cantemos um hino ao Senhor nosso Deus. Aleluia”
Comentarios